Você sempre quis entender como a bolsa de valores funciona, não é? Todo mundo fala sobre investir em ações, mas parece um mundo misterioso e complicado. Relaxe, vamos desvendar esse mistério juntos.
A bolsa de valores não é tão complexa quanto parece. Na verdade, é apenas um mercado onde as empresas podem levantar dinheiro vendendo pequenas partes de si mesmas, chamadas de ações, para investidores como você e eu.
Quando você compra ações, se torna um acionista e pode ganhar dinheiro à medida que a empresa cresce. Claro, também há riscos, mas com alguma pesquisa você pode tomar boas decisões.
Neste guia, vou explicar os conceitos básicos da bolsa de uma maneira simples para que você possa começar a investir com confiança. Prepare-se para entender como avaliar empresas, comprar suas primeiras ações e construir uma carteira de investimentos. Seja bem-vindo ao mundo das finanças!
O Que É O Mercado De Ações?
O mercado de ações, também conhecido como bolsa de valores, é onde as empresas listam e vendem suas ações ao público. Quando você compra ações, está comprando uma pequena parte de propriedade em uma empresa.
Se a empresa for bem-sucedida e os preços das ações subirem, o valor do seu investimento aumenta. Por outro lado, se a empresa passar por dificuldades e os preços das ações caírem, o valor do seu investimento diminui.
Comprar e vender ações no mercado de ações pode ser muito lucrativo, mas também arriscado. Para ter sucesso, é importante entender como o mercado de ações funciona e fazer boas escolhas de investimento. Aqui estão algumas coisas importantes a saber:
Tipos de ações
Existem dois tipos principais de ações: ações ordinárias e ações preferenciais. As ações ordinárias dão aos acionistas direito a voto nas decisões da empresa. As ações preferenciais geralmente não dão direito a voto, mas têm prioridade sobre as ações ordinárias em pagamento de dividendos e distribuição de ativos.
Índices de ações
Os índices de ações, como o Ibovespa no Brasil, são calculados com base em cestas de ações de muitas empresas. Eles fornecem uma instantânea de como o mercado de ações está se saindo como um todo. Quando os índices sobem, significa que, em média, as ações das empresas incluídas também estão subindo. Quando caem, as ações, em geral, também estão em queda.
Corretoras
As corretoras são empresas que facilitam a compra e venda de ações no mercado de ações em seu nome. Elas cobram taxas de corretagem para executar transações de ações. É importante escolher uma corretora confiável que ofereça as ferramentas e recursos que você precisa para tomar boas decisões de investimento.
Como Funciona O Mercado De Ações
Então, como funciona a bolsa de valores? Basicamente, é um mercado onde as empresas listadas emitem ações para captar recursos financeiros dos investidores. Os investidores compram e vendem essas ações esperando obter lucro com as oscilações de preços.
As ações são frações do capital de uma empresa. Ao comprá-las, você se torna co-proprietário da empresa e tem direito a uma parte dos lucros – os dividendos. Quanto mais ações você tem, maior é sua participação nos lucros e nas decisões.
O preço das ações sobe e desce de acordo com a oferta e a demanda no mercado e com o desempenho da empresa. Se a empresa tem bons resultados, normalmente suas ações ficam mais valiosas. O contrário também é verdadeiro.
Como investir
Para começar a investir no mercado de ações, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores. Depois, é só analisar as empresas listadas, ver quais você acha promissoras, e comprar suas ações. Você pode comprar e vender ações pelo site ou aplicativo da sua corretora.
Existem algumas estratégias básicas de investimento:
- Comprar e manter (buy and hold): Você compra ações de empresas sólidas e as mantém por um longo prazo. É uma estratégia mais conservadora.
- Trading: Você compra e vende ações com frequência para aproveitar as oscilações de curto prazo do mercado. Requer muito estudo e tem mais risco.
- Investir em fundos de ações (fundos de índice ou fundos ativos): Os gestores do fundo escolhem e negociam as ações para você. É uma opção mais passiva mas os fundos cobram taxas de administração.
- Fazer análise fundamentalista: Estudar relatórios financeiros e perspectivas de crescimento das empresas para identificar ações subvalorizadas. Requer muito conhecimento, mas pode gerar bons retornos.
Diferentes Tipos De Ações
O mercado de ações permite que as empresas levantem dinheiro de investidores públicos para financiar suas operações, expansão ou outras necessidades comerciais. Para os investidores, o mercado de ações é um lugar para comprar e vender ações com a possibilidade de obter lucro. Há alguns tipos principais de ações do mercado de ações com os quais você deve se familiarizar:
Compra e venda
As ações mais comuns do mercado de ações são a compra de ações de uma empresa com a esperança de que o preço das ações suba ou a venda de ações que você já possui, com a esperança de obter lucro.
Você compra ações por meio de uma corretora, seja on-line, por telefone ou pessoalmente. A venda também é feita por meio de seu corretor.
Ofertas públicas iniciais (IPOs)
Uma IPO é quando uma empresa lista suas ações pela primeira vez em uma bolsa de valores pública. Isso permite que a empresa capte recursos de investidores públicos. Os investidores podem comprar uma IPO na esperança de que o preço das ações suba substancialmente quando a negociação pública começar. Entretanto, as IPOs também podem ser arriscadas, pois não há histórico de negociação para determinar se o preço é realista.
Dividendos
Algumas empresas pagam dividendos, que são pagamentos periódicos feitos aos acionistas. Os dividendos são pagos por ação com base nos lucros e na política de dividendos da empresa.
Os investidores em renda buscam ações que paguem dividendos altos e estáveis. Os investidores em crescimento preferem empresas que reinvestem os dividendos para alimentar a expansão e o crescimento.
Desdobramento de ações
Um desdobramento de ações é quando uma empresa divide suas ações existentes em várias ações para aumentar a liquidez das ações. Por exemplo, em um desdobramento 2 por 1, você receberá duas ações para cada ação que possui.
Embora você tenha o dobro de ações, o valor total permanece o mesmo. O desdobramento de ações torna as ações mais acessíveis aos pequenos investidores e indica que a empresa está prosperando.
O mercado de ações pode parecer complicado, mas ao entender as ações básicas de compra e venda, IPOs, dividendos e desdobramentos de ações, você terá uma sólida compreensão de como esse mercado funciona para financiar a inovação e construir riqueza ao longo do tempo. Com paciência e prática, você se tornará hábil em navegar no mercado de ações!
Como Começar a Investir No Mercado De Ações
Então, você quer entrar no mercado de ações, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, não é tão complicado quanto parece. Aqui estão as etapas básicas para começar a investir no mercado de ações:
Abrir uma conta de corretagem
A primeira coisa que você precisa fazer é abrir uma conta em uma corretora de ações como a E*Trade, TD Ameritrade ou Charles Schwab. Essas empresas permitem que você compre e venda ações nas principais bolsas públicas.
Você terá de fornecer algumas informações pessoais para abrir uma conta, mas muitas corretoras têm depósitos mínimos baixos ou nenhum depósito mínimo para começar.
Financie sua conta
Em seguida, você deverá depositar dinheiro em sua conta de corretagem para ter dinheiro para investir. Você pode depositar fundos em sua conta por meio de transferência bancária eletrônica, transferência eletrônica, envio de cheque pelo correio ou configuração de depósitos automáticos recorrentes de seu contracheque ou conta bancária.
Faça sua pesquisa
Antes de investir em qualquer empresa, certifique-se de entender seu modelo de negócios, finanças, oportunidades de crescimento e riscos. Leia os registros da empresa na SEC, os relatórios de analistas e as manchetes de notícias. Verifique o histórico de preços de suas ações e o volume de negociação para determinar um bom ponto de entrada.
Compre sua primeira ação
Depois de encontrar uma ação na qual deseja investir, você está pronto para comprar ações. Coloque uma ordem de mercado para comprar a ação pelo preço de mercado atual ou uma ordem limitada para comprar somente se a ação atingir um preço-alvo. Comece com uma quantia que você possa se dar ao luxo de perder caso o valor caia.
Monitore seus investimentos
Fique de olho nas empresas em que você investe para garantir que seus negócios permaneçam saudáveis e que seus planos de crescimento continuem no caminho certo. Analise os relatórios de lucros trimestrais e os registros da SEC para obter atualizações.
Observe as flutuações diárias do preço das ações e as notícias que possam afetar os valores das empresas. Tome as decisões de compra, venda ou manutenção de acordo com essas informações.
Com algum conhecimento e paciência, você estará investindo com confiança no mercado de ações em pouco tempo. Embora sempre exista um elemento de risco, as possíveis recompensas do investimento de longo prazo valem muito a pena. Continue aprendendo, comece aos poucos e não desanime se cometer alguns erros ao longo do caminho. Todo mundo tem que começar em algum lugar!
Você agora sabe o suficiente para começar a investir na bolsa de valores. Comece devagar, faça sua pesquisa, escolha empresas sólidas e diversifique seu portfólio. O mercado de ações pode ser intimidante no início, mas se você se concentrar nos fundamentos, manter a calma e pensar a longo prazo, poderá ser muito gratificante.
Lembre-se, o mercado de ações reflete a economia real – ele sobe e desce. Mas ao longo do tempo, ele sempre sobe. Então não entre em pânico se as ações caírem um pouco. Veja isso como uma oportunidade de compra.
Você agora faz parte de milhões de investidores inteligentes que estão construindo riqueza e alcançando independência financeira através do mercado de ações. Siga adiante, comece a investir e boa sorte! O mercado de ações está esperando por você.